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quinta-feira, 18 de julho de 2013

Anatel que exigir que operadoras permitam cancelamento de contratos online

Nova regra pretende livrar usuários de ter que passar pelos call centers para cancelar uma linha de celular.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende exigir que as operadoras criem um sistema de cancelamento automático dos contratos via internet. Dessa forma, os clientes poderiam fazer a rescisão sem ter que passar pelos call centers e lidar com várias transferências de setores e com as insistentes contrapropostas dos atendentes.
Em entrevista ao Estado de S. Paulo, o presidente do órgão, João Rezende, afirmou que a agência pretende aprovar um novo regulamento de cobrança e atendimento em até 29 dias. A regra continuará a mesma para os casos de portabilidade, mas o cancelamento de linhas poderá ser completamente realizado online.
“Vamos estudar isso juridicamente, mas esse é o grande ponto sobre o qual vamos trabalhar. Uma das nossas principais preocupações é o fato de que, às vezes, a rescisão dos contratos demora muito. Então, vamos tentar fazer isso de forma automática no próprio sistema”, afirmou o executivo.

Em defesa dos clientes

Segundo Rezende, o número de reclamações caiu nos últimos 12 meses, mas a qualidade dos serviços e do atendimento continua não sendo a ideal. Por esse motivo, a Anatel pretende atacar uma das principais queixas: a cobrança feita pelas operadoras. Com esse objetivo, o novo regulamento deve dar maior transparência às faturas.
A Anatel ainda está estudando as soluções tecnológicas que viabilizarão o funcionamento das novas regras. De acordo com o presidente, as operadoras terão um prazo de 90 dias para adaptarem seus sistemas.




Fonte: Estadão


FONTE Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/celular/42112-anatel-que-exigir-que-operadoras-permitam-cancelamento-de-contratos-online.htm#ixzz2ZPj6N2i3

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